Alunos da Unigranrio fazem visita-guiada na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro

Alunos do 9º período do curso de Direito da Unigranrio foram além da sala de aula, literalmente. Eles participaram do Tour da PGE, um programa da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), organizado pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR). Cerca de 30 alunos participaram dessa visita guiada, com recepção no auditório pelo procurador-assistente do CEJUR, Marcelo Brando. Ele abordou sobre as oportunidades de trabalho nas áreas de defesa judicial do Estado e consultoria jurídica, sobretudo nas assessorias jurídicas dos órgãos e entidades da Administração Pública direta (secretarias de Estado) e indireta (autarquias e fundações). A assistente do Núcleo de Prática Jurídica da Unigranrio, Natália Cunha, acompanhou os alunos de Direito neste evento.

Programa de Residência Jurídica e Projeto Memória da PGE-RJ abriram espaço para depoimentos importantes de procuradores e servidores

No alunos não evitaram perguntas importantes e, assim, souberam mais sobre o Programa de Residência Jurídica, coordenado pela Escola Superior de Advocacia Pública (ESAP). Em seguida, o procurador  Marcelo Brando explanou acerca do Convento do Carmo, edifício histórico com quase 400 anos de existência. Para finalizar a visita, nossos alunos de Direito assistiram ao documentário sobre o “Projeto Memória da PGE-RJ”, lançado em 2018, com depoimentos de procuradores e servidores sobre a importância da Procuradoria na vida de cada um e as histórias que fazem parte da memória da instituição.

Alunos de Direito completam Tour histórico e visita às instalações da nova sede da PGE

Em seguida, o grupo foi encaminhado à Sala do Conselho, onde foram recebidos pela chefe de Gabinete do Procurador-Geral, Júlia Carneiro, e pelo procurador-assistente da Procuradoria de Serviços Públicos, Bruno Mesquita. Para encerrar o Tour, os universitários foram levados ao subsolo do edifício-sede para conhecer o cofre de banco que fora descoberto e preservado durante as obras de reforma, além da instalação da nova sede da PGE.