Alunos da Unigranrio presenciam maior número de animais silvestres no Parque Municipal da Taquara, durante pandemia

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br

Em tempos de pandemia, biólogos e estudantes universitários não deixaram seus trabalhos em quarentena, mas vão a campo com todas as proteções contra COVID.  O projeto ‘Biólogos em Ação’, da Unigranrio, vai além da sala de aula, dentro da APA-Petrópolis, próximo ao Parque municipal da Taquara (Duque de Caxias), sempre aos sábados, de 8h às 14h, onde alunos do curso de Ciências Biológicas cumprem agenda de estágio supervisionado, até 5 de dezembro. Animais raros como cobra, mico-leão-dourado e até onça são vistos com mais frequência pelos alunos durante as caminhas pelo Parque e na APA-Petrópolis, ainda fechados para vistas.

Faperj aprova verba para projeto itinerante “Biólogos em Ação”, transformada em equipamentos de pesquisa

O projeto criado pelo biólogo e professor da Unigranrio, Leandro Duarte da Cruz, tem dupla finalidade, com estágio supervisionado na área ambiental e, ainda, com horas complementares Desde de 2007, o projeto tem objetivo de conscientização ambiental, pesquisa e aumento de conhecimentos para formação de profissionais da área ambiental e educacional. Leandro justifica o projeto com um reconhecimento importante, desde 2010, através do programa Ciência Itinerante, com verba aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro ( Faperj).

Leandro Duarte da Cruz ratifica a importância de verbas aprovadas pela Faperj

“Esta verba foi fundamental para adquirir equipamentos de grande utilidade para as atividades internas e externas de nosso curso, a exemplo de máquinas fotográficas, gerador de energia elétrica, computador e equipamentos de EPI. E fomos homenageados pela Câmara de Vereadores de Duque de Caxias com Moção Honrosa, de estaque para o papel socioambiental na comunidade deste município”, explica Leandro Cruz.

Pontos positivos do projeto na formação profissional

O projeto ‘Biólogos em Ação’ tem estreitado a relação entre o saber científico e a sociedade de Duque de Caxias. Durante as atividades de campo, os alunos têm mantido contato com espécies animais e vegetais, além do mapeamento de trilhas em unidades de conservação, elaboração de protocolos e estudo sobre ecossistema. Palavras-chave como ensino, biologia e biodiversidade alinham-se ao conhecimento prático e teórico na área de educação ambiental, em que alunos possam encontrar ocupações específicas de trabalho.