Alunos de Direito da Unigranrio testam conhecimento em júri simulado sobre crime ocorrido na cidade de Porto Seguro (BA)

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br

Nesta segunda-feira, às 16h30, o Núcleo de Prática Jurídica da Unigranrio (NPJ) realizará primeira live acadêmica de júri simulado sobre homicídio qualificado, praticado na cidade de Porto Seguro (BA), em 2012. O acusado teria matado a vítima de 16 anos, sua companheira, enquanto ela dormia. A live possibilitará a participação de quase 100 alunos da Unigranrio/Caxias  e da Unigranrio/Lapa. Ana Paula Lopes( Profa. da PJ I) e Preceptores (Bianca, Bernardo e Maria Célia) fizeram o treinamento para essa atividade, cujo processo real tem mais de 1500 páginas. Acesse o link e faça parte desse grande júri. https://us-lti.bbcollab.com/recording/a5536791208041f39790981562d849d3

Alunos de Direito de Duque de Caxias e do Rio de Janeiro farão participação simultânea no júri simulado

Os futuros alunos de Direito e os que já estão estudando disciplinas desse curso terão uma visão muito próxima da real, onde eles serão atores, em papéis invertidos, como  promotores, advogados das partes, testemunhas e juiz, em plena teatralização transmitida no tempo de uma hora. A coordenadora do curso de Direito da Unigranrio, Litiane Marins, disse que “o júri simulado é o melhor local para que o aluno possa cometer erros e, ainda, corrigir o que fez, porque o estudo prevê que isso ocorra, para que ele aprenda como funciona o processo e situação real de um júri. Nessa live mostraremos cenas de acusação, movimentação dos advogados de defesa e acusação, tudo com a participação de jurados e testemunhas, e sob orientação de professores da Unigranrio”.

Júri simulado é a melhor maneira de ir além da sala de aula, antes da formatura

Somente na hora, os alunos serão distribuídos em cada setor do ‘tribunal’, onde terão a vivência, o clima dos apartes, até o momento da sentença por parte do juiz presente neste simulado. Os ânimos ficarão à flor da pele, momentos em que os alunos utilizarão todos os seus conhecimentos. “A ideia do júri simulado é desafiar os alunos para essa experiência, onde eles sairão com uma visão mais concreta  sobre essa área do direito, além de poderem aplicar melhor tudo o que aprenderam nas atividades acadêmicas desenvolvidas em sala de aula”, conclui Litiane.