Alunos de medicina da Unigranrio/Caxias recebem o Hemorio para campanha “Doe-se”

O Centro Acadêmico de Medicina da Unigranrio/Caxias promove o evento “Doe-se”,  trote solidário que ocorrerá nos dias 10 e 11 deste mês, de 10h às 15h, na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, salas J004 e J005, no bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias (RJ). A campanha está aberta a alunos e funcionários, mas também recebe voluntários que queiram colaborar com esta atividade, em parceria com o Hemorio (vinculado à Secretaria de Estado de Saúde). Thais Albernaz e mais 15 colegas fazem parte da Turma 46, responsável por essa ação de responsabilidade social.

Alunos de Medicina iniciam semestre com objetivo de salvar vidas

Thais Albernaz e seus colegas de turma salvam vidas a partir do primeiro dia de aula: “Nós entendemos que ajudar ao próximo e proporcionar gesto humanitário e solidário faz parte de nosso perfil, e vai além das brincadeiras que existem nos trotes vexatórios e humilhantes. Somos cidadãos que exercem o respeito à vida. Estamos recebendo apoio de professores e coordenadores de vários cursos, o que nos faz pensar que o evento será um sucesso”, afirma Thais, que lembra que, no período de Carnaval, sempre há um déficit de 20% no número de doadores.

O Hemorio levará ao campus 16 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de logística[1], além de cadeiras especiais, material de apoio como lanches e logística adequada a essa atividade externa. O Hemorio fornece sangue para 150 hospitais das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro.  Uma única doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

Quem pode doar

Segundo o Hemorio, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial, com foto. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos e bebidas alcóolicas nas doze horas que antecedem a doação. Pessoas com idade entre 61 e 69 anos apenas podem participar se tiverem feito alguma doação antes de completar 60 anos.

Os jovens com 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais. É necessário apresentar – tanto os doadores quanto os responsáveis – identificação com foto. O modelo da autorização pode ser adquirido no próprio site do Hemorio.