Café com expressões literárias sobre a obra de Luiz Gonzaga

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br
Eu vou contar pra vocês quem é Luiz Gonzagão, e quem quiser aprender, é favor prestar atenção! Que tal um café literário ao melhor estilo nordestino, em homenagem ao “rei do baião”, dia 7 de junho, em dois tempos, das 9 às 11h30m ou de 19 às 21h30m? Mesmo sem aquela xícara de café ou de chá, como acontece na França, o Café Literário da Unigranrio põe a mesa e convida intelectuais para mais uma reflexão sobre outros horizontes: Vozes do agreste. Desde 2007, o café light reúne alunos, professores e frequentadores do mundo literário. O primeiro tema “Tons de Vinícius” inspirou outros tantos, em que mesas e cadeiras decoravam o ambiente dessa atividade, que agora ocupa os auditórios. A entrada é franca e o papo também. O auditório da Unigranrio fica na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias.
A Unigranrio vai fazer a alegria de muitos presentes ao encontro literário, ao homenagear Luiz Gonzaga. Ali, bem de perto, o público relembrará o estilo desse que foi o cantor mais popular do Nordeste. Dele, a conversa vai girar em torno de muitas coisas, como seu chapéu de couro, suas letras mais significativas, sua saga por dias melhores longe da seca, sua trajetória, além de registros sobre seu trabalho, registrados em teatro, cinema, rádio, TV, ou na lembrança de seus fãs. Que o digam os milhares de trios nordestinos Brasil afora, assim como aqueles que a literatura de cordel, entre outras, conseguiu registrar.
O forró do ABC e seu incrível vocabulário poderia ser analisado como o homem que escrevia certo por linhas tortas. Basta ler e acompanhar suas frases ou palavras de seu próprio dicionário: “seu doutô”, “vosmicê”, “Espero a chuva cair de novo/Pra mim voltar pro meu sertão”, “É meu xodó/É meus amô”, “Enquanto o fole tá tocando, tá gemendo, tá chorando”, “Eu quero um ovo de codorna pra comer/O meu problema ele tem que resolver”, “Quando a lama virou pedra/E Mandacaru secou/Quando o Ribação de sede/Bateu asa e voou”.
Palestras, números musicais, de dança e teatro são marcas tradicionais do Café Literário da Unigranrio, que já tratou de obras de autores como Chico Buarque, Milton Nascimento e Cartola, com desdobramentos sobre Anos de Chumbo, acerca da Literatura de autoria feminina, por exemplo. No próximo dia 7 de junho, o poeta Luiz Gonzaga será relembrado com projeção sobre seu estilo mais conhecido, com sua sanfona branca, proclamado pelo povo que cantava com ele, sob a voz do coração. Esse cantador do sertão é filho de Januário, é quem canta o Juazeiro, é festa, é alegria. A produção do evento literário é dos alunos do Curso de Letras e professores Antônio Almeida, Simone Fernandes, Lana Cristina e Rosemary Gonçalo.