Café Literário da Unigranrio completa 10 anos com ‘outras palavras’.

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br
O Café Literário, que surgiu em 2005 por iniciativa do professor Idemburgo Frazão, do curso de Letras da Unigranrio, reivindicava a organização de um evento que tivesse “outras palavras’, uma ligação mais forte com a Literatura. Pois ele já deu frutos e chegou à mesa com aroma muito especial, para que outros alunos marcassem presença nesse tipo de bate-papo informal, sempre com algum nome de prestígio. Neste último Café, dia 12 de junho (das 9 às 11 horas, ou das 19 às 21 horas), o tema “Os tempos e ventos do Sul” surgirá com o sabor de uma cultura que precisa ser melhor conhecida, com degustação que provocará um gosto de quero mais, entre debates, palestras, exposição e apresentações artísticas, sob a fragrância simbólica do famoso Café Colonial”, como nos revela a professora Simone Fernandes, coordenadora desta edição de junho.
Aprimoramento cultural
Nessa trilogia de sons, palavras e imagens pode-se extrair sabores e fragrâncias de obras e autores importantes da cultura brasileira. Os interessados podem participar de poesias, músicas, monólogo, comidas típicas e sorteio de brindes. O evento acontece no auditório do campus I, em Duque de Caxias (RJ). Os alunos da Unigranrio aprovam este tipo de valorização pela cultura, que desencadeia um conjunto de ações, sempre com intuito de complementar a formação acadêmica. Os diferentes atores sociais são estimulados a compreender e vivenciar estas distintas participações na sociedade.
Café Literário completa dez anos
Dessa programação também surgem os talentos locais, nossos escritores, poetas, cantores, compositores, músicos e artistas em geral, da Baixada Fluminense, além de outros que bebem nestas águas do Café Literário, que completa uma década. Entre os eventos comemorativos, destaque para os títulos, os textos e a reflexão literária que falam muito de cada um, mas com ênfase na música de alguns dos homenageados, em que se acrescenta ‘um toque de ludicidade fundamental’, com suas performances. É bom lembrar o tema “Os tons de Vinícius”, que, recentemente, foi embalado pelas músicas inesquecíveis de seu parceiro e maestro Tom Jobim.
Grandes referências de nossa música
Os Cafés Literários da Unigranrio já trataram também da obra de autores como Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, Chico Buarque e Cartola; já refletiram sobre os chamados Anos de Chumbo, acerca da Literatura de autoria feminina; sobre as “Vozes do Morro”. Outro tema muito bom foi “Vozes do agreste”, porém, os espaços para reflexões sobre temáticas importantes que envolvem a Literatura abrem horizontes e propostas para um diálogo amplo e convergente sobre diversas linguagens artísticas.