Campanha contra a sífilis tem testagem gratuita na Unigranrio/Caxias

Unigranrio e Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias realizaram campanha contra a sífilis, no campus Caxias, nesta sexta-feira (19). Os especialistas dessa ação social conseguiram fazer 100 testes entre jovens e adultos, muitos deles alunos de cursos dessa universidade. A equipe da Unigranrio contou com acadêmicos dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social.  Adriano pereira Basilo de Oliveira, coordenador do curso de Serviço Social e um dos coordenadores desse evento, disse que ‘objetivo desta ação foi conscientizar a população, com ênfase nas gestantes, sobre a prevenção no combate à disseminação da doença. A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) que tem várias fases’.

Prevenir ainda é a melhor solução para quem deseja qualidade de vida.

Segundo a professora de Enfermagem da Unigranrio, Lana Mara, “o Departamento de DST e Aids recomenda que todas as pessoas sexualmente ativas precisam realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes no primeiro trimestre da gestação, pois as principais complicações da sífilis congênita são aborto, má formação do feto ou morte ao nascer”.

Andréia Bartachini Gomes, coordenadora do curso de Farmácia da Unigranrio, explicou mais sobre a doença sífilis.

“A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Essa doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se, orienta o Departamento de DST e Aids”.

Depoimentos:

Comentários