Cedae e Unigranrio assinam convênio inédito

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br
A Unigranrio e a Cedae somaram forças e firmam sua primeira parceria público-privada, com objetivo de promover intercâmbio sobre pesquisas científicas e políticas educacionais. Para dar veracidade a bem-sucedida ideia, o presidente da Cedae, Wagner Victer, compareceu ao campus I, em Duque de Caxias, para assinar esse protocolo de intenções. Ele aproveitou para promover um bate-papo informal sobre sua gestão, incluindo histórias sobre a profissão de engenheiro. O seu livro “Cartas a um jovem engenheiro”, pela editora Campus/Elsevier, foi entregue ao reitor Arody Herdy, que também é do ramo. Ele agradeceu o presente e retribuiu a gentileza com algo que é muito familiar na vida do ex-secretário de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo: um pequeno frasco, contendo a água de Duque de Caxias. Segundo o reitor, quem bebe dessa água permanece sempre no coração do povo dessa cidade.

Estágios
Victer salientou que os estágios podem abrir a porta para uma série de atividades e serviços entre as duas instituições: “Acredito que estágio é uma porta que se abre, porque é tão importante quanto a própria faculdade, assim como a participação dos jovens em feiras, congressos, simpósios e demais eventos. O profissional deve buscar estagiar desde o primeiro período, sempre o mais cedo possível. O contato com o mundo real o faz compreender, na prática, tudo o que aprende na teoria”, revela.
Ações que darão sustentação ao termo assinado entre as duas instituições
O presidente da Cedae ainda acrescentou que o Estado está aberto a parcerias que ofereçam aos cidadãos bens e serviços, em que iniciativas bilaterais são parte dessa proposta inédita. Projetos de pesquisa e desenvolvimento com formação simultânea de mestres e doutores, consultorias técnicas, programas de estágios para acadêmicos e pesquisadores fazem parte do cenário de trabalho idealizado pelas duas instituições.

Professor e assessor da presidência da Cedae
O professor da Unigranrio Ricardo Marinho, que é assessor do presidente da Cedae, foi responsável por alinhar as propostas desse convênio: “A Cedae vai abrir suas portas para visita de acadêmicos às estações de tratamento Barra, Alegria, Guandu e Laranjal, todas inseridas em programas de saneamento. A Estação Alegria é a mais importante do programa de Despoluição da Baía de Guanabara, sendo a maior das estações de esgotos operadas pela Cedae. O convênio é bem abrangente e, em breve, vamos definir quais as prioridades que nortearão os trabalhos internos e de campo”, explica Ricardo.
Radio Web Unigranrio e Canal Unigranrio realizam entrevistas (Curso de Comunicação Social da Unigranrio)
Wagner Victer foi entrevistado na Rádio Web Unigranrio, a convite da coordenadora Ana Condeixa, que conduziu o bate-papo com assuntos referentes ao convênio, entre outros. “Escolhemos a Unigranrio por ser um dos maiores centros de ensino do Estado do Rio de Janeiro. O nosso objetivo, alinhado com o pensamento do governador Sérgio Cabral, é propor estudos que elevem, a cada dia, a qualidade da água, além de oferecer melhores condições de saneamento a todos os moradores. Nós não abriremos mão da excelência da Unigranrio no campo das pesquisas e de estudos científicos. Por outro lado, também desejamos que nossos funcionários possam cursar faculdade nessa universidade tão conceituada”, descreve Victer, que ainda deu entrevista para o Canal Unigranrio.
