Defesa remota sobre tese de doutorado em odontologia, na Austrália, revela lema da Unigranrio, de ir além da sala de aula

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br

Isbelia Desiree Gazzaneo Rauseo

O saber não ocupa espaço e vai muito além de nossas fronteiras, onde nem sempre imaginamos chegar. É o caso de Isbelia Desiree Gazzaneo Rauseo, que defendeu tese de doutorado em Odontologia Clínica e Experimental da Unigranrio diretamente da Austrália. Avaliadores do Rio de Janeiro e Lisboa completaram uma logística inovadora, em função da pandemia sobre coronavírus. O sistema híbrido foi a única saída para conclusão do curso, ocorrida nesta última quarta-feira (25/11). Esta foi a primeira defesa de Tese de Doutorado defendida no Programa de Pós- Graduação em Odontologia da Unigranrio (PPGO), sob coordenação de Flávio Rodrigues Alves.

Isbelia é venezuelana, mas reside atualmente na Austrália

Isbelia é venezuelana, mas reside atualmente na Austrália

Isbelia Rauseo, que veio ao Brasil para cursar Mestrado e Doutorado, precisou de uma ajuda extra para concluir seu curso, visto que teve a necessidade de completar os conteúdos – iniciados presencialmente em Duque de Caxias – pela web, diretamente da Austrália, distante cerca de 15.000km do Brasil.  Esse país que está a 18 horas de voo do Brasil é cercado pelos oceanos índico e Pacífico. A defesa de tese de Isbelia foi sobre “Desinfecção e modelagem de canais radiculares em forma de C, após preparo químico-mecânico, com utilização de dois protocolos: estudo correlativo usando método de microbiologia molecular e microtomografia computadorizada”.

Isbelia responde sobre a importância de ter concluído o curso de doutorado na Unigranrio

“A Unigranrio tem um dos melhores cursos de doutorado do Brasil, com professores renomados no Brasil e no exterior. A defesa da tese foi um desafio incrível, com  apoio dos professores e de todos da Unigranrio, por terem disponibilizado toda infraestrutura que os estudantes pudessem assistir às aulas presencialmente e, posteriormente, pela web. Posso afirmar que foi muito gratificante por eu ter sido a primeira mulher a obter diploma de doutorado em Odontologia da Unigranrio”

Doutorado é condição para que profissionais de odontologia atuem em pesquisas e trabalhos científicos no Brasil e exterior

Doutorado é condição para que profissionais de odontologia atuem em pesquisas e trabalhos científicos no Brasil e exterior

O curso de Doutorado tem como principal objetivo formar e qualificar professores para atuação em pesquisa e, como orientadores, na formação de novos Mestres e Doutores.

Além disso, o título de Doutor é um requisito para que esse profissional possa participar da avaliação de trabalhos científicos em periódicos nacionais e internacionais, dando suporte para a pesquisa científica em nosso país. A Unigranrio contabiliza vários alunos que fazem mestrado e doutorado no exterior, o que demonstra a importância desta instituição na internacionalização do ensino de pós-graduação no Brasil.

Doutores em odontologia compuseram a equipe de avaliação

Isbelia Desiree Gazzaneo Rauseo defendeu sua tese, tendo como orientadores os professores da Unigranrio, Isabela das Neves Rôças Siqueira e José Freitas Siqueira Júnior. Os membros da banca examinadora foram os também professores de odontologia Alejandro Pérez Ron, José Cláudio Provenzano, Emmanuel Silva e Victor Talarico.

Comentários