Doutoranda Bruna Heinsfeld participa de live sobre Educação 5.0, diretamente do Texas (USA)

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br

O mundo  hightech exige uma educação de reflexão e que acompanhe as mudanças nas formas de aprendizagem.    Nesta quinta-feira (12/8), às 20h, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio (Propep) promove a palestra ‘Educação 5.0’, com participação de Bruna Damiana Heinsfeld, doutoranda em ‘Aprendizagem e ensino interdisciplinar’, com concentração em Tecnologia Instrucional, University of Texas at San Antonio (UTSA). Bruna participará da live sobre educação, que faz parte do “Ciclo de palestras – tecnologias educacionais e docência digital”, diretamente do Texas. Inscreva-se: http://hubs.ly/H0qrz4h0

Bruna Damiana Heinsfeld define o termo ‘Sociedade 5.0’

“Como estamos em constante transformação, hoje, falamos do desenvolvimento da Sociedade 5.0, uma sociedade altamente tecnológica, mas centrada no ser humano, na qual as tecnologias digitais são utilizadas para nosso benefício, e cujos pilares são a qualidade de vida, a inclusão e a sustentabilidade”.

Segundo Bruna Damiana Heinsfeld, a sociedade vem passando por mudanças significativas há algumas décadas, boa parte delas em função dos avanços tecnológicos

“Há alguns  anos, a conexão com pessoas do outro lado do planeta, em tempo real, era algo impensável. Atualmente, não apenas essa conexão é possível, mas também trocamos informações e desenvolvemos os mais diversos conhecimentos via redes digitais, em uma verdadeira cultura colaborativa”.

A chegada da Educação 5.0 sugere competências para atender alunos em salas de aula, que satisfaçam as demandas do século 21, pós-pandemia

“A Educação 5.0 emerge nesse cenário, incorporando as tecnologias digitais de forma significativa para a experiência de aprendizagem do estudante, mas não se limitando a inovações tecnológicas. A Educação 5.0 reforça habilidades essenciais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equânime, como o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração, a comunicação e a solução de problemas”, explica Bruna Heinsfeld.

Tríade que muda a rota da educação: tecnologia, cultura e comunidade

“Trata-se de uma proposta educacional que extrapola os muros da escola e os conteúdos das disciplinas escolares, preocupada com a formação cidadã, com o desenvolvimento socioemocional e, claro, com a investigação e a análise crítica sobre essas tecnologias e seus usos, tendo como objetivo o desenvolvimento de um novo ecossistema de ensino e aprendizagem, de maneira sistêmica, integrando tecnologia, cultura e comunidade”, define  Bruna Heinsfeld.

Saiba mais sobre Bruna Damiana Heinsfeld

Além de doutoranda nos EUA, Bruna é integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS). Ela possui mais de 10 anos de experiência no campo educacional, atuando como consultora, analista em tecnologia e educação e, ainda, designer instrucional. O currículo também contempla atividades como coordenadora pedagógica, docente e gestora de projetos educacionais nacionais e internacionais para grandes players do mercado de educação corporativa e superior. Bruna é coautora dos livros “Práticas pedagógicas, inovação e tecnologias: breves indagações” (CRV, 2018) e “Tecnologias, pensamento sistêmico e os fundamentos da inovação pedagógica” (CRV, 2019).