Engenheiro de Produção formado na Unigranrio ingressa na pós-graduação do Instituto Militar de Engenharia (IME)

Jonathas Vinícius Gonzaga Alves, de apenas 24  anos, engenheiro de produção pela Unigranrio, acaba de passar no vestibular de pós-graduação do Instituto Militar de Engenharia (IME), referência nacional e internacional no Ensino de Engenharia, localizado no bairro da Urca (RJ). Para se ter ideia da grandeza dessa instituição, o IME acaba de completar 220 anos de existência. Jonathas, que já está cursando pós-graduação no IME, declarou ao Portal Unigranrio que essa universidade teve papel importante nesta conquista, muito por conta do incentivo no campo de pesquisas e iniciação científica. Aliás, a Unigranrio completará 50 anos com reconhecimento público e do Ministério da Educação.

Jonathas Alves conquistou lugar ao Sol na pós-graduação do IME

Jonathas, que nas horas vagas gosta de tocar guitarra e violão, ingressou na pós-graduação do IME por meio de publicação de artigos científicos. “A minha conquista foi muito comemorada, pois para entrar nesse seleto time de alunos, sei o quanto estudei e me preparei para esse grande dia. Tudo representa um conjunto de sentimentos, entre gratidão,  vibração e disposição pelo que está por vir lá no IME. Essa instituição sempre foi meu desejo em relação à vida profissional, por fazer parte do corpo discente”, informa Jonathas.

Jonathas mirou sua trajetória de vida e trabalho a partir de Duque de Caxias

A Unigranrio foi um porto seguro nas pretensões do ambicioso Jonathas. Seu projeto de vida profissional teve passagem pela Unigranrio, onde cursou Engenharia de Produção, sempre cercado por corpo docente amplamente qualificado e por atividades de pesquisa em laboratórios de ponta. Jonathas comenta sobre esse diferencial: “O IME sempre foi meu objetivo, desde de pequeno, porque é referencia no ensino de Engenharia. Os professores da Unigranrio deram-me o suporte adequado para que eu seguisse meu sonho, sempre com incentivo a entrar para o IME. Foi dentro da universidade que conheci profissionais de extrema competência, quando me aprofundei no campo da pesquisa e de vivências além das salas de aula. A  Unigranrio, sem dúvidas, foi o meio que me permitiu abrir portas para entrar no Instituto Militar de Engenharia. Eu ainda pretendo fazer doutorado e pós-doutorado”, define Jonathas.

Família que segue as trilhas de sucesso

Joelson Ferreira de Araújo, pai de Jonathas, tem uma filha que estuda Fisioterapia na Unigranrio, a exemplo de seu filho Jonathas, que foi inspiração para que sua irmã seguisse seu exemplo de estudo. “Jonathas, que também estudou em colégio público, é um orgulho para mim e para minha família. Eu vejo que os laboratórios da Unigranrio são excelentes, além do programa pedagógico de alto valor, aliado ao corpo docente superqualificado. Estamos orgulhosos pela entrada do Jonathas no Instituto Militar de Engenharia”.

Jonathas elogia o projeto de pesquisa e iniciação científica da Unigranrio

“O curso superior da Unigranrio dá enorme incentivo à pesquisa, tanto que meu TCC foi diferente, como opção para o desenvolvimento de uma patente, já registrada no INPI. Devo muito aos professores Rubens Walker e Marcos Santos (Unigranrio/IME), grandes incentivadores e excelentes profissionais. Meu sonho também passa por fazer um período do meu mestrado no exterior, com apoio do IME, além de fazer, posteriormente, doutorado e pós-doutorado. Eu tenho pretensões de trabalhar como engenheiro de produção no exterior. Minha frase de vida é Esforça-te e tenha bom ânimo, conclui Jonathas, que tem esse lema inspirado na Bíblia”.

Que recado você dá para quem sonha com um futuro melhor na carreira profissional?

Jonathas: “Perseverar, empenhar-se  e confiar em Deus. A caminhada acadêmica não é fácil, já que entrar no mercado de trabalho é tarefa ainda mais difícil, todavia, meu conselho é sempre buscar maiores conhecimentos, ser produtivo, ter envolvimento constante em atividades do seu meio e, ainda, ter contato com profissionais de alta qualidade. Eu penso que sonhar com um futuro profissional melhor só é possível se estiver vinculado ao quanto você se doa para alcançar tal objetivo.  Os desafios e obstáculos não são poucos, nem fáceis, contudo, ter foco, determinação e olhar naquilo que você deseja pro futuro são decisivos, sempre”.