Pesquisadores da Unigranrio têm projeto aprovado pela Faperj sobre novas formas de diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer

É com grande satisfação que a Unigranrio comunica aprovação do projeto liderado pelo cientista Pedro H.  Cabello, coordenador do Laboratório de Genética (LabGen) da Unigranrio, sobre rastreamento de mutações em genes candidatos ou moduladores da Doença de Alzheimer. Esse estudo contemplado pela Faperj (Edital APQ1-2019: Auxílio à Pesquisa Básica) possibilita aumento da chance de obter um diagnóstico precoce da doença, permitindo que haja desenvolvimento de terapêuticas mais apuradas ou personalizadas, dependentes do perfil genético dos pacientes, no futuro. Deve-se enfatizar ainda, que tipos de projetos desenvolvidos no LabGen, além de seu papel acadêmico-científico, contribui de maneira significativa para a formação de recursos humanos qualificados para pesquisa científico-tecnológica.

Veja o depoimento de Pedro Cabelo sobre este projeto no vídeo seguir

A ideia desse estudo sobre Alzheimer é que ele possa colaborar para montagem de um perfil genético que permita a busca de novas formas de diagnóstico precoce dessa doença

A identificação de marcadores clínicos que possam indicar existência da Doença de Alzheimer, antes das manifestações clínicas, poderá ser um avanço para o tratamento e qualidade de vida de pacientes em todo o Brasil. “Os objetivos básicos de nossa proposta estão voltados ao estudo, tanto de polimorfismos localizados nos genes COMT, BDNF, PLCG2 e TREM2, assim como no rastreamento do gene PSEN1, a fim de que possamos montar um perfil genético que permita a busca de novas formas de diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer. Esperamos contribuir não só para o melhor conhecimento dessa doença, mas também para a formação de recursos na área científico-tecnológica”, define o cientista Pedro Cabello.

Pedro Cabello diz que “a maioria dos pesquisadores que se dedicam ao estudo sobre Alzheimer investiga essa doença de forma tardia”

“Nesse projeto aprovado pela Faperj, estamos estudando fatores genéticos envolvidos no desenvolvimento de uma das principais doenças da população idosa: Alzheimer, causadora de demência mais comum no mundo, com cerca de 46,8 milhões de pessoas portadoras dessa enfermidade. E há projeções que mostram que, em 2050, o número de pacientes será triplicado em todo o mundo. Atualmente estamos coletando sangue de cerca de 300 pessoas com idade superior a 50 anos, no Posto de Saúde de Campos Elísios (Duque de Caxias), com objetivo de obter o perfil genômico desses indivíduos através do rastreamento dos genes acima mencionados.

O Laboratório de Genética Humana da Unigranrio (LabGen), criado em 2012, dá suporte para diagnóstico preciso de doenças raras, além de proporcionar qualificação para alunos desta universidade através de projetos de pesquisa e práticas experimentais sobre conceitos teóricos absorvidos em sala de aula

A equipe científica desse laboratório pesquisa ainda, além do Alzheimer, fatores genéticos envolvidos no desenvolvimento de doenças complexas, tais como Hipertensão Arterial, Obesidade, Câncer de Próstata, Atrofia Muscular Espinhal, Distrofia Muscular de Duchenne/Becker, entre outras. O LabGen não cobra absolutamente nada pelos exames investigativos, e atualmente, colabora com diferentes instituições e hospitais do Estado do Rio de Janeiro.  Esse laboratório funciona na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, Bloco F, no Bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas. Telefone: (21) 2672-7881.