Semana de Comunicação Social da Unigranrio reúne estrelas do jornalismo e da publicidade

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br
Nossos universitários estão sintonizados com o que há de mais atual na área de jornalismo e de publicidade. Eles também terão papel fundamental na formação de opinião da população brasileira, na transformação social e, essencialmente, na contramão dessa catástrofe política. Pensando nisso, a Semana de Comunicação Social da Unigranrio foi além da sala de aula e reuniu personalidades como Maurício Menezes, André Kassú, Eliane Belleza, Álvaro Rodrigues, Nara Gea e Marcos Apóstolo. A Agência-Escola Marco Zero e o Canal Unigranrio contribuíram nesta edição. Os cursos da área de Comunicação Social da Unigranrio estão subordinados à Diretoria da Escola de Ciências Sociais Aplicadas.

Maurício Menezes, radialista e jornalista, fez a galera rir demais com o arsenal de piadas do ‘Plantão de Notícias’.
Maurício Menezes (radialista e jornalista), que trabalhou durante 46 anos na Rádio Globo, deu um show durante a Semana de Comunicação Social. Seu humor no jornalismo resultou numa peça teatral que se renova a cada ano: Plantão de Notícias. Maurício está em cartaz há mais de 20 anos com críticas contundentes sobre gafes cometidas por muitos profissionais de comunicação, inclusive dele. Quem faz jornalismo ou pretende seguir nessa profissão tem que conferir esse espetáculo de 80 minutos, que mescla histórias engraçadas da TV, casos dos rádios e de bastidores da notícia. No telão, pode-se notar um incrível arquivo de recortes de jornais, gravações de programas de rádio, além de vídeos pra lá de divertidos.
Maurício Menezes: com ele, qualquer bobeada da mídia é piada pronta para o Plantão de Notícias.
Maurício, que trabalhou como repórter no jornal O Estado de São Paulo e rádios como a Tupi, ofereceu aos alunos da Unigranrio um leque de histórias, tudo dentro de uma cronologia de fatos marcantes, desde os tempos da ditadura. Em seu HD mental há peculiaridades como a de uma jornalista que esquece de fazer a pergunta ao entrevistado, fotos trocadas de personalidades e, até, os plantões com jornalistas durante o sequestro do publicitário Roberto Medina. Maurício explica aos estudantes que ficar à espera de notícias era cruel, mas que seu bom humor era a válvula de escape junto aos profissionais que cobriam esse episódio. “O longo tempo desse sequestro fez com que o estoque de piadas acabasse, porém, achei melhor começar a contar histórias vividas com meus colegas nas diversas apurações”.

Rádio Globo faz tentativa de renovação do público da emissora e troca seus principais comunicadores por profissionais da TV Globo. Será que vai dar certo?
Os programas de rádio também passam por transformação, assim como nas redações dos jornais. Com a chegada da era digital, novos desafios são repassados para produtores, diretores e programadores de rádio. “A Rádio Globo resolveu inovar para alcançar um público mais jovem, Demitiu muitos profissionais de renome, inclusive eu; ou vão revolucionar totalmente elevando seu número de ouvintes, ou o fracasso poderá vir em poucos dias. É esperar para ver”, desconfia Maurício Menezes.
Quando o futuro resolve subverter a máxima que diz “time que está vencendo não se mexe”, quem pode prever o que vem pela frente?
Não é para menos, porque o ator e apresentador Otaviano Costa substituirá o radialista mais famoso da Rádio Globo: Antônio Carlos. Ele começou hoje na Rádio Tupi, de 7 às 9h, ao lado de seus tradicionais colegas da Globo. Concorrer com Antônio Carlos não será tarefa nada fácil para o apresentador do vídeo Show, que conciliará seu trabalho na TV com o da Rádio Globo. Dizem que o rádio ficará com a cara da TV, mas muitos alunos afirmam que não deveriam descartar todos os comunicadores da Rádio Globo. Os acadêmicos de Comunicação Social da Unigranrio fizerem muitas perguntas interessantes, inclusive sobre os rumos do rádio FM.


Vejam alguns dos nomes mais cotados para a Nova Rádio Globo.
A nova programação deve ser anunciada nos próximos dias, mas, no Rio de Janeiro, a Rádio Corredor já comenta os nomes de Flávia Oliveira, Léo Jaime, Maria Júlia Coutinho, Mônica Martelli e Wellington Muniz (Ceará). Há indícios de que Marcelo Adnet e Felipe Andreoli venham a ocupar uma das janelas da programação da Nova Rádio Globo. Maurício Menezes disse que os profissionais do rádio sempre tiveram boa projeção na TV, mas que dificilmente acontece o contrário. “Vou torcer muito para que dê certo”, conclui Maurício.
Exposição Olhar Universitário abre a Semana de Comunicação Socialcom muita criatividade; corre que ainda dá tempo de ver.
A exposição Olhar Universitário, com 40 pôsteres sobre trabalhos produzidos por alunos dos cursos de Publicidade, Jornalismo, e Design Gráfico, está à disposição da população de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense. João Carnavos, professor de Fotografia desses cursos, explica que a mostra é um balanço sobre arte contemporânea, inspirados em capas de revistas famosas e produtos industrializados. As revistas Marie Claire, Rolling Stones, Isto É, por exemplo, serviram para contextualizar o talento dos futuros profissionais. Veja o depoimento de João Carnavos no vídeo a seguir.
Lucas Monteiro, Thaís Lodi e Rafael Titoneli, todos alunos de Publicidade, comentam sobre o trabalho que dá uma repaginada sobre a capa da revista Capricho, a primeira edição feminina, lançada em 1952. O legal disso é que Thaís foi a inspiração para esta ‘nova’ edição. As mais recentes mídias e tecnologias revelam o espírito comum dessa exposição, que fica na Biblioteca Euclides da Cunha (Unigranrio/Caxias), à Rua prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto. Vejam a criatividade dessa galera.
Na sequência dessa matéria, exibimos algumas entrevistas produzidas pelo Canal Unigranrio, com apoio de acadêmicos de jornalismo dessa universidade. O tema das palestras proferidas na Semana de Comunicação Social foi “O profissional que o mercado quer”. Segue bate-papo com a jornalista Eliane Belleza, responsável por alguns hospitais do Grupo Amil. Veja agora.
Nara Gea, gerente-geral de Operações de Cerimônias Cariocas 2016. Ela falou sobre sua atuação frente criação e produção das cerimônias Olímpicas e Paralímpicas no Rio de Janeiro. Veja agora:
Entrevista com Álvaro Rodrigues, presidente da Agência África- Rio. Nos últimos anos, liderou equipes de criação no Rio de Janeiro e em São Paulo. Conquistou 25 Leões em Cannes e foi indicado, pela segunda vez, ao Caborá como Profissional do Ano. Veja a sua entrevista.
Entrevista com Marcos Apóstolo, diretor e criação da Binder, tem passagem por grandes agências e tem entre seus títulos um reconhecimento bastante importante: Profissional de Propaganda – Colunistas Rio, em 2015. Vamos conferir a entrevista dele.