Sorrisos especiais que transbordam o Natal de quem faz tudo por amor

Nesta última quinta-feira foi dia de duplos sorrisos durante a festa de Natal da Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais, referência no Estado do Rio de Janeiro. Cerca de 30 pacientes dessa clínica, entre crianças, jovens e adultos, muitos deles vindos da APAE e Associação Pestalozzi de Duque de Caxias, participaram dessa comemoração. Eles estavam acompanhados de seus parentes, alunos e professores dessa universidade. Pacientes com patologias específicas, como paralisados cerebrais, autistas e pacientes sindrômicos vibraram com a chegada de Papai Noel, com o lanche e as brincadeiras realizadas na própria Clínica, em Duque de Caxias (RJ).

Professor Roberto Elias comenta sobre o evento

Idealizador da Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais, tem amplo apoio dos familiares e de seus pacientes, há mais de 30 anos. Ele se emocionou ao agradecer o apoio de seus alunos e professores. Veja no vídeo ao lado.

A Unigranrio foi a segunda universidade brasileira a incluir a disciplina 'Pacientes com necessidades especiais' nesse curso.

“Esse trabalho diferenciado na área de odontologia, aqui na Unigranrio Caxias, conta com equipe multidisciplinar, muita dedicação, amor à profissão e apoio integral dos familiares dos pacientes. Tenho que agradecer, ainda, aos alunos do curso de graduação”, explica Roberto Elias.

Clínica de odontologia da Unigranrio é homenageada em congresso internacional, na cidade de Lima (Peru).

Unigranrio recebe prêmio da Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais, que engloba 35 profissionais da América do Sul. “Neste ano, somente duas universidades foram contempladas com o prêmio Ricardo Iglesias, criado em 2016. O critério utilizado nesta avaliação, na cidade de Lima (Peru), foi corpo docente, estrutura do curso de Odontologia, além de artigos, trabalhos e desenvolvimento dos pacientes diante dos tratamentos oferecidos a eles.”, confirmou Roberto Elias, visivelmente emocionado.

Troféu "Prêmio Ricardo Iglesias" foi criado e desenhado em março de 2017 pelo arquiteto e historiador cubano Moacyr Freitas.

Ricardo Iglesias nasceu em Cuiabá, em 1962, mas desde seu nascimento foi diagnosticado com Síndrome de Down. Seus pais inauguraram a APAE de Cuiabá, porém, Ricardo incentivou pesquisas na área de educação especial, tendo colaborado na inclusão de alunos especiais em escolas públicas de Mato Grosso. Há 25 anos, ele participa ativamente de eventos e jornadas, destacando-se, ainda, na fundação da Amope, Associação Mato-grossense de Odontologia para Pacientes Especiais e, também, Aiope, Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais, onde foi homenageado em novembro de 2015.

Pioneirismo no Estado do Rio de Janeiro. Cerca de mil pacientes são atendidos nas duas clínicas de odontologia da Unigranrio.

Em apenas uma frase, Roberto Elias define o motivo de tantos agradecimentos por parte de pais e responsáveis por pacientes da Clínica: “Essa chama de responsabilidade social e de espírito cidadão provocou uma mudança de paradigma no contexto integralizador. Os parentes que acompanham seus filhos e parentes, na nossa clínica, participam de reuniões, palestras e, ainda, ajudam na hora do atendimento odontológico”, explica Roberto Elias.

A Baixada Fluminense tem cerca de 500 mil pessoas portadoras de necessidades especiais.

Para aqueles que desejam incluir seus filhos ou dependentes no serviço prestado pela Clínica de Odontologia para Pacientes Especiais, o aviso chega como um presente de ano novo: “Aproveito para avisar a todos os interessados que, em função do nosso planejamento, o atendimento da Clínica será reiniciado em 2019, para pacientes neurológicos, portadores de doenças imunológicas, de todas as idades, além de pacientes oncológicos, em Duque de Caxias ( somente às quintas-feiras, manhã e tarde) e na Barra da Tijuca (somente às segundas-feiras, manhã e tarde). Inscrições: segunda quinzena de fevereiro).

Quaisquer informações poderão ser obtidas no Departamento de Odontologia da Unigranrio, campus Duque de Caxias, na Rua Professor José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias (RJ). Na Barra da Tijuca, o endereço fica na Av. Ayrton Senna, 3383, ao lado das Lojas Etna.