Unigranrio abre inscrições para mestrado e doutorado em Humanidades, Culturas e Artes

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio (Propep) está com inscrições abertas para os processos seletivos dos cursos de mestrado  e doutorado em Humanidades, Culturas e Artes,  para as áreas de atuação em Educação, Letras, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Tecnologia e até mesmo Saúde. Eles fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA), cujo conceito é 4 pela CAPES. A Unigranrio  oferece oito vagas para cada curso, em aulas que ocorrerão de segunda a sexta. O candidato deve ter disponibilidade de três dias para realização das disciplinas, pesquisa e atividades acadêmicas diversas. As inscrições on-line para os cursos de mestrado e doutorado estão abertas até 4 de agosto de 2020, através do http://w2.portais.atrio.scire.net.br/unigranrio-ppglch/index.php/pt/.

Márcio Luiz Corrêa Vilaça é o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes, na Unigranrio

Ele destaca caraterísticas de ensino do mestrado e doutorado: “Um grande diferencial do nossos cursos é a natureza interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Isto possibilita a realização de pesquisas em áreas temáticas bastante diversificadas, onde podemos realizar estudos em busca por respostas a questões educacionais, culturais e sociais”, explica Márcio.

Mestres atuantes na academia e no mercado de trabalho

Márcio Vilaça, que é Líder do Grupo de Pesquisa Linguística Aplicada, Tecnologias e Educação (Lated), é doutor em Letras (Estudos Linguísticos/UFF). Ele complementa nossa reportagem com outras informações: “Com estes cursos, conseguimos formar inúmeros mestres atuantes na academia e no mercado de trabalho, em diversos campos de formação profissional. Já titulamos também doutores, com formação interdisciplinar, que atuam em diferentes segmentos. Nosso corpo docente reúne experiência em pesquisas e orientações de diferentes níveis, na graduação, especialização e MBA, mestrado e  doutorado. Os professores também orientam trabalhos de iniciação científica, iniciação científica do Ensino Médio e trabalhos de conclusão de cursos (TCC)”.

Dilermando Costa, doutor em Humanidades, Culturas e Artes (pela Unigranrio), fez questão de dar seu depoimento sobre a importância dos cursos de mestrado e doutorado na vida profissional dele

“Eu tive o privilégio de cursar mestrado e doutorado na Unigranrio, com bolsas da Capes, entre 2012 e 2017, e posso afirmar que vivenciei momentos singulares nessa instituição. Meu crescimento foi pessoal e profissional, através das aulas, eventos acadêmicos, encontros de orientação, estímulos à pesquisa, além das amizades construídas. Também nesse tempo, aprendi a importância de respeitar e de compreender as diferenças de investir nos processos formativos e, ainda, de buscar formas de participação nas transformações sociais”.

O diferencial de ensino durante o mestrado e doutorado foram fundamentais na vida de Dilermando Costa

Atualmente, sou docente efetivo no Colégio Técnico da Universidade Rural, onde atuo como coordenador de estágios e na orientação de pesquisas de iniciação científica. O percurso formativo na Unigranrio foi decisivo para minha aprovação nesse e em outros concursos, além de ser um grande referencial para minha vida acadêmica e nas minhas tomadas de decisão”.

Comentários