Unigranrio conquista Doutorado em Odontologia Clínica Experimental

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br
Quem não arrisca não consegue gerar as descobertas que revolucionam a ciência. A CAPES aprovou, com conceito 4, a implantação do curso de ‘Doutorado em Odontologia Clínica Experimental (Odontoclinex)’, proposto pela Unigranrio. Agora o Programa de Pós-Graduação em Odontologia é constituído pelo Curso de Mestrado Profissional e pelo Doutorado. A partir de abril o edital para o processo seletivo já estará disponível em nosso Portal.
O Unigranrio On-Line entrevistou Edson Jorge Lima Moreira, coordenador-geral dos cursos de graduação e dos programas de mestrado e doutorado em Odontologia, na Unigranrio. Ele é autor e tradutor de livros e capítulos de livros odontológicos. É membro da Comissão de Avaliação da Área de Odontologia da CAPES, além de Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro.

Defina qual a sua alegria por esta vitória coletiva
Estou vivendo as alegrias e participando das conquistas da Unigranrio desde a década de 80. Cheguei a esta instituição para ser aluno e, de repente, vi-me à frente da Odontologia, área que tem se destacado no cenário nacional pela excelência do que aqui realizamos na graduação e na pós-graduação. O reconhecimento da CAPES pelo trabalho que vínhamos fazendo no Mestrado Profissional estimulou o grupo de professores, inspirados na reflexão pronunciada pelo nosso reitor Arody Herdy, referindo-se que sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Assim, decidimos pela elaboração e submissão da proposta de Doutorado. A aprovação por parte da CAPES deixou-nos com o coração e a mente leves. Leves pela alegria, emoção e satisfação por termos conquistado o reconhecimento pelo trabalho que aqui desenvolvemos.

Quais os diferenciais desse curso? Podemos dizer que ele estimulará outras conquistas na vida dos profissionais de odontologia?
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia Clínica e Experimental (Odontoclinex) reconhece que seu principal desafio será superar dificuldades, principalmente em relação à fragmentação do conhecimento científico e tecnológico; às ações de interdisciplinaridade e à falta de diálogo entre os que se dedicam à pesquisa em laboratórios e o clínico que pesquisa e trata de pacientes. Assim, o Odontoclinex foi concebido com base multidisciplinar e articulada, vinculando a área de concentração às linhas de pesquisa e às disciplinas do curso. O resultado é uma proposta holística com ampla abrangência, que busca estudar temas contemporâneos e de fronteira na área da odontologia, especialmente os sistemas biológicos, os materiais, instrumentos e técnicas de uso odontológico e suas relações com as ciências clínica e translacional.

A ousadia e competência de profissionais nos ensinos de graduação e de pós-graduação proporcionarão conhecimento, ideias e conexões na busca por novas pesquisas científicas?
A renovada convivência em pesquisa na Unigranrio congrega, atualmente, a graduação, a pós-graduação e os estudantes do ensino médio por meio da Iniciação Científica, em projetos abrangentes entre áreas da formação profissional e de áreas básicas. isso ocorre de forma dinâmica, complementar e em sintonia plena com os objetivos de integrar a pós-graduação e pesquisa com o ensino de graduação e o ensino médio. E o resultado dessa sintonia é a aquisição de um saber amplo e democrático, que contribui para o desenvolvimento técnico e científico de profissionais cuja formação é voltada para a abordagem crítica dos problemas em odontologia, desenvolvendo competências e habilidades necessárias para a prática profissional. Estas ações, do modo como foram se configurando ao longo do tempo, estimularam a crescente produção técnico-científica em quantidade e qualidade do corpo docente e discente.

Para se alcançar visibilidade e competitividade no cenário do programa de doutorado, a interatividade com o resto do mundo está no bojo desta nova conquista?
A internacionalização é de fato um dos requisitos que a CAPES impõe aos programas de Doutorado. A nossa proposta inclui políticas e estratégias de internacionalização, destacando-se as ações desenvolvidas para enviar pesquisadores e alunos para instituições internacionais, assim como para receber professores e captar alunos estrangeiros. Nosso propósito é estimular a integração entre alunos e professores vinculados ao programa com pesquisadores sediados em instituições internacionais de mérito científico reconhecido, nas áreas de interesse multidisciplinar, e na busca por convergência de campos específicos do conhecimento. A internacionalização já era uma realidade no curso de mestrado, e grande parte do nosso corpo docente possui, há algum tempo, várias parcerias com universidades e institutos internacionais, além de colaborações com empresas no setor privado.

A Unigranrio completa 46 anos em 2016. O melhor presente deste ano foi a chegada do doutorado em Odontologia Clínica Experimental (Odontoclinex). Esse orgulho é compartilhado com toda a universidade?
Esta conquista foi o resultado de esforços coletivos: administração superior, setores administrativos, professores do curso e professores de outros programas que se uniram em torno de um objetivo comum. Penso que a aprovação da CAPES tenha sido motivo de orgulho para todos. A tradição do curso de Odontologia, um dos primeiros cursos da área da saúde na Unigranrio, a abrangência de seus projetos de extensão nos municípios da Baixada Fluminense, além do reconhecimento público da comunidade profissional e científica quanto à qualidade de excelência na formação de recursos humanos que aqui praticamos, deixam orgulhosos todos os que fazem parte da família Unigranrio.

O doutorado como perspectiva na carreira dos profissionais de odontologia soma conhecimento, ampliação da rede de contatos e quais outros valores agregados?
O curso de doutorado tem por objetivo levar o aluno à fronteira do conhecimento em uma área específica. São trabalhadas competências e habilidades para a construção de estratégias para o seu aprendizado e para a elaboração de projetos, pesquisas, desenvolvimento e inovação. Assim, os doutorandos recebem o preparo teórico e a práxis peculiares ao processo de aprendizagem experimental, que só a pesquisa nas fronteiras do conhecimento contempla, fazendo-os assumir o papel de agentes divulgadores da ciência e de ascensão social. Aos alunos do curso é oferecida uma qualificação acadêmica e metodológica, esmerada e atualizada, com profundo olhar crítico sobre o mundo que os cerca, permitindo seu aprimoramento profissional contínuo, voltado à renovação e atualização dos quadros acadêmicos e à reestruturação do segmento produtivo e do setor de serviços.