Unigranrio festeja seus 43 anos de olho na pós-graduação

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio (Propep) realizou a sexta edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), nesta última quarta-feira (12/6), no campus I, em Duque de Caxias, durante as comemorações pelos 43 anos da Unigranrio. As conferencias foram sobre responsabilidade no ensino superior e os desafios e perspectivas do Plano Nacional de Pós-Graduação. Foram apresentadas palestras com renomados cientistas brasileiros, da USP, PUC de Campinas, UFRJ, UERJ, Capes, PUC-RJ, PUC-SP, Cefet-RJ e Unigranrio. Workshops, minicursos, mesas-redondas, palestras e pôsteres reforçaram a programação deste ano, que revelou aumento significativo na Agenda de Metas da Propep.
Pós-graduação da Unigranrio entra para o ranking das melhores do Estado do Rio de Janeiro
O doutorado em Administração, o aumento de 264% no número de grupos de pesquisa da Unigranrio, certificados pelo CNPq, além do crescimento paralelo de alunos de Iniciação Científica (IC) colocam essa universidade no ranking das melhores universidades do Estado do Rio de Janeiro, em que fortalece o surgimento de bolsas de estudo. O reflexo dessa virada educacional é tão bom que, segundo análise do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio, Emílio Antônio Francischetti, apresenta um total de 157 bolsas de IC, com aumento anual na ordem de 113% e, ainda, 110% no de mestres e doutores. Tal façanha está alinhada ao corpo docente da Unigranrio, reconhecido como um dos melhores de todo o Brasil.
Adolfo Ignacio Calderón, professor-pesquisador da PUC-Campinas, foi um dos idealizadores da campanha “Dia da Responsabilidade Social”
Sua palestra “Responsabilidade social da educação superior: desafios à luz da comunidade científica brasileira” mostrou que este tema é tão importante que não pode ficar sob a tutela, apenas, da área de extensão das universidades. “A sociedade espera muito mais das instituições de ensino superior. É hora de contextualizar projetos que atendam aos excluídos, aos marginalizados do processo social, porque eles clamam por justiça, ao mesmo tempo em que as universidades têm papel fundamental, como preconiza o Sistema nacional de avaliação da Educação superior (Sinaes)”, enfatiza Adolfo Calderón.

As universidades particulares brasileiras concentram 71% das teses de doutorado sobre Responsabilidade social
Adolfo Ignacio Calderón, professor-pesquisador da PUC-Campinas, Para Calderón, autor de muitos livros e artigos científicos, a extensão é uma via de mão dupla, em que compreende ações sociais e troca de conhecimento entre instituições de ensino e a comunidade local. “Pesquisas mostram que as muitas teses e dissertações defendidas no Brasil, sobre Responsabilidade Social, apontam que 33% delas se concentram na área de Administração, quando o assunto é interdisciplinar e transdisciplinar, porque todos são atores desse processo. Já em 1950, o país tentava um caminho que pudesse introduzir o tema responsabilidade social na área de atuação das universidades. As públicas estão muito aquém do desejado, porque é nas universidades particulares brasileiras que encontramos 71% das teses de doutorado sobre Responsabilidade social”, compara Calderón.

Adalberto Vieyra, da UFRJ/Capes, fez uma radiografia sobre os problemas que travam o crescimento da pós-graduação no Brasil
Os estudantes participaram a palestra “Plano nacional de pós-graduação 2011-2020: desafios e perspectivas”, por Adalberto Vieyra (UFRJ/Capes), que registra uma preocupação quanto ao futuro: “Estamos muito aquém do objetivo de formar doutores, porque dos 800.318 alunos formados na graduação brasileira, por ano, 328.239 deles estão concentrados nas áreas de ciências sociais, negócios e direito. Destaco que antropologia e outras áreas do conhecimento são tão importantes como a de engenharia, entre outras.
Plágio em trabalhos de pesquisa está envenenando o conhecimento científico, afirma Adalberto Vieyra
Ele ainda chamaria a atenção para os principais entraves da pós-graduação no mundo da ciência e da pesquisa: “É fundamental mudar o perfil qualitativo, retomar investimentos financeiros, superar distorções de avaliação, incorporar de maneira plena as IES privadas em programas de PG de excelência e, ainda, acabar com o inimigo principal de todo avanço tecnológico: “A comunidade universitária precisa rever a questão dos plágios em trabalhos de pesquisa apresentados por jovens. Esta prática nociva está envenenando o conhecimento científico e, com certeza, é o maior desafio para a evolução do conhecimento até 2020”, analisa.
Os problemas da pós-graduação brasileira começam na educação básica
E como todo processo educativo depende da educação básica, Adalberto Vieyra concluiu sua palestra com mais uma preocupação: “Com a alta porcentagem de professores leigos lecionando física, matemática e biologia, com 17% de crianças de 0-3 anos nas creches, com 70% das crianças de 4 a 5 anos na pré-escola, 14 milhões de analfabetos e 3 milhões de estudantes que não concluem o ensino fundamental, o Brasil vê seu futuro com olhos de muita preocupação”, conclui Adalberto.
Na Unigranrio, a pós-graduação sobe nas pesquisas
Neste último ano, com o surgimento do Laboratório de Genética da Unigranrio, os olhos da pesquisa também apontam para os nossos pesquisadores, ao mesmo tempo em que vemos a chegada de laboratórios de alta tecnologia, como o de Métodos Físicos de Análise, da Escola de Ciência e Tecnologia. A professora Virgínia Genelhu, diretora do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Unigranrio concorda que há um esforço institucional para a consolidação dessa universidade no campo da pesquisa.
A reestruturação dos programas de pós-graduação, em áreas vitais como Odontologia, Letras e Ciências Humanas, e Ensino de Ciências, registra contratação de novos docentes e pesquisadores qualificados, com objetivo de aumentar o conceito Capes e, ainda, implantar o doutorado em 2014. As forças que vão gerar mais qualificação na pós-graduação emergem de uma força-tarefa que percorre desde a Reitoria da Unigranrio, passando pelo corpo docente, pela infraestrutura de alto nível e, consequentemente, pelo interesse dos alunos envolvidos nos diversos segmentos da Propep.


Exposição de artistas da Baixada mostram talentos e expressões de arte
A opinião da curadora Tânia Amaro
Ela comenta que para haver crescimento na valorização das identidades locais, é necessário pensar a arte como verdadeiro instrumento de inclusão social e desenvolvimento de aprendizagens ligadas a diferentes áreas do conhecimento. “Buscamos com esta mostra entender coletivamente as experiências vividas em suas inspirações, para buscar fortalecer e transformar nossa realidade através dessa integração”, ensina a coordenadora.
Artistas da “Mostra de talentos: inspirações e integração”
Alexandra Macedo, Amauri Santana, Ana Ferreira, Ana Maria, Andreia Zangirolami, Ângela de Jesus, Barboza Leite, Carolina Diniz, Clélia Braga, Daruich Hilal, Eduardo Souza (aluno de artes Visuais da Unigranrio), Elielso, Glória Rodrigues, Ieda Pereira da Silva, Irani Correia, Ivonete Garcia, Jorge Ramalho, Jú, Laryssa Guimarães, Lúcia Nogueira, Lohanna Nascimento, Manoel Santos, Marcos Matos, Maria Alice Peres, Marisa Barcellos, Maura Gombarovits, Messias Neiva, MyLady, Orlando Nogueira, Paullo Ramos, Pedro Marcílio, Regina Caldas, Robinson Antônio de Oliveira, Sandro Mattos, Sara Eloy, Solange Theodoro, Tânia Amaro e Ozias Araújo.