Para Carlos Burity, esse mestrado é a concretização de mais um pilar na formação de profissionais, amparado na gênese e no desenvolvimento da pós-graduação. Tudo se justifica, porque há necessidade de qualificar pessoal para o ensino e, ainda, ampliar o campo da pesquisa. “O curso alia atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, especialmente na região da Baixada Fluminense”, explica Burity.
Diferenciais de ensino – O coordenador desse mestrado acredita que educação continuada é reflexo que se mede no desenvolvimento de pesquisas, com ênfase em dissertações, e produtos educacionais. “Nós temos um corpo docente da mais alta qualidade, com doutores e pós-doutores. Não bastasse isso, as atividades desses professores estão alinhadas com pesquisas que valorizam a promoção da cidadania, a constituição do pensamento formal e a inovação com tecnologias”, enumera.
Linhas de pesquisa: O programa tem pilares bem definidos, como “Ensino das Ciências: Relações sociais e cidadania”, que abrange procedimentos metodológicos para o ensino das Ciências na Educação Básica, com ênfase na linha da cidadania e das relações sociais. Os estudos contemplados aqui também contribuem para a formação do educador, com abordagens que norteiam a interdisciplinaridade.
“Ensino das Ciências: abordagens conceituais” é outra linha de pesquisa, devidamente inserida no processo de ensinar e aprender ciência, relacionada a questões da cultura, dos saberes e práticas escolares, sob perspectiva do pensar e fazer dentro do cotidiano. Os organizadores do mestrado procuram buscar um entendimento sobre como ocorre o processo de apropriação das significações dos conceitos em ciência e a compreensão do papel da interação/relação no processo de aprendizagem.
Para fechar este núcleo de pesquisa, ”Ensino das ciências: inovações tecnológicas” dedica-se ao estudo da inovação e das tecnologias no ensino das ciências. Trata de tecnologias, especialmente as da informação e comunicação (TIC), alteram a natureza da práxis educativa, analisando potencialidades para a inovação no ensino das ciências. Contempla tanto as questões técnicas, quanto as questões sociais, culturais, políticas e pedagógicas da inovação, especificamente nos ensinos de Biologia, Física, Química e Matemática. Este módulo também visa a promover pesquisas empíricas, teóricas e metodológicas, que contribuam para buscar tanto o sentido das práticas pedagógicas, como das inovações tecnológicas.
Melhor qualificação – Finalmente, como é de conhecimento geral que o número de profissionais da educação básica não atende à demanda atual, o mestrado profissional de Ensino das Ciências na Educação Básica proporcionará melhor qualificação, fator preponderante e decisivo para o avanço desta área da pós-graduação. Outro componente aponta que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para a área de Ciências Exatas estimulam fortemente a educação científica e tecnológica.
Aliás, as novas tecnologias são fundamentais para que o conteúdo da comunicação se processe mais rapidamente. Como muitos docentes aprenderam em um formato totalmente diferente do de hoje, é preciso que os colégios introduzam em seus currículos estratégias de ensino que incluam as novas tecnologias em sala de aula.