Unigranrio participa do Estética in Rio 2015

O curso de Estética e Cosmética da Unigranrio ganha cada vez mais visibilidade em grandes eventos, como na edição 2015 do “Estética in Rio”, ocorrida em maio, no Centro de Convenções SulAmérica. Esse encontro é considerado a maior do gênero em todo o Estado do Rio de Janeiro. Em meio as maiores empresas de tecnologia, a Unigranrio voltou a ganhar visibilidade em seus cursos de graduação e pós-graduação, no estande montado em local estratégico da Feira, tendo realizado muitas inscrições, segundo seu coordenador de Estética, Marcus Lanza. “A novidade sobre os módulos semestrais de ensino, que revertem certificados sobre área específica de uma determinada disciplina, pode certificar alunos a ingressarem no mercado de trabalho”, explica Marcus Lanza.

Mercado em franco desenvolvimento.

A Feira movimentou mais de R$12 milhões em negócios, reuniu empresas com lançamentos e produtos inovadores, além de congressos e workshops. Boa parte do público, principalmente o feminino, apontou como novidades principais as roupas com benefício estético, peelings ativados com luz de Led e blindagem facial. Neste ano, destaque também para micropigmentaçào, maquiagem e podologia. Na esteira do tema maquiagem, os olhares apontaram para temas como necromaquiagem e maquiagem em 4k, última tecnologia para as telinhas.

#EstéticaUnigranrio.

O público presente à Feira teve uma atração à parte.  A equipe de Marketing da Unigranrio e a coordenação do curso de Estética e Cosmética produziram placas específicas para este evento, onde centenas de pessoas aproveitavam para tirar fotos com as frases “#EstéticaUnigranrio”, “Eu sou Estética e Cosmética – Nota 4”, e “#EuQueroUnigranrio”. O clima de descontração foi total no estande montado na Feira, em que foram distribuídos muitos brindes, além daquele clima de selfies e fotos coletivas.

Marcus Lanza, coordenador do curso de Estética e Cosmética da Unigranrio, apresenta cinco módulos inéditos de ensino, que mesmo antes da conclusão do curso, possibilita ao aluno ingresso no mercado de trabalho.

“Neste ano, o nosso curso de MBA em Estética Clínica dá mostras de que será um sucesso, porque a procura está sendo muito boa. Para os cursos de graduação, temos recebido muita gente interessada, também. O que eu gostaria de destacar é que o curso Estética e Cosmética da Unigranrio é o único do Estado do Rio de Janeiro que tem cinco módulos com temas diferenciados, onde o aluno recebe uma certificação intermediária referente ao módulo concluído, a cada semestre. Com isso, ele já entra no mercado de trabalho a partir do primeiro módulo, podendo atuar com base nas competências conquistadas. Tudo isso já consta dos cursos oferecidos na sede da Unigranrio, em Duque de Caxias, e no campus Barra da Tijuca, com aulas práticas avançadas, laboratórios com tecnologia de ponta e professores que atuam nos dois campi”.

Fabiana Rufino de Souza Freitas, acadêmica de Estética, mora no bairro de Quintino, no Rio, mas deve montar uma clínica de estética no bairro do Méier, no Rio de Janeiro.

Ela está no 4º período do curso de Estética e Cosmética. Ela acredita que este curso cabe perfeitamente em seus sonhos, porque ela também será mais uma empresária na Cidade Maravilhosa: “Eu pretendo montar uma clínica de estética no Méier, tão logo conclua esse curso, no final de 2015. Meu foco é público feminino e masculino. Eu aprovo o curso da Unigranrio, porque ele mescla a teoria com a prática de ensino. Uma feira como esta nos renova e nos atualiza, tendo em vista que os últimos avanços tecnológicos estão bem próximo de nossos olhos.

A ex-aluna de Estética Julieth dos Santos Costa, de Nova Iguaçú, trabalha atualmente na Samana, empresa carioca de cosméticos, presente à Feira.

“Eu sempre gostei de cuidar da beleza pessoal, desde criança. E como me dediquei a cuidar de cabelo, numa determinada época, acreditei que estética facial e corporal seria uma boa opção para meu futuro profissional. Após pesquisar pela internet, eu escolhi a Unigranrio, embora tenha recebido dicas de que essa universidade tinha um curso muito bom. Hoje, aqui na Feira, eu trabalho para a Samana, empresa carioca de cosméticos que desenvolve ativos de última geração. Eu tenho muita coisa para alcançar na minha vida, mas eu penso abrir uma clínica de estética, porque já atuo como esteticista, micropigmentadora e, ainda, acredito que posderei dar aula alguma universidade”, conclui Julieth.

Brasil é o terceiro no quesito consumo de produtos de beleza.

Marcus Lanza nos adianta que durante a Feira foram apresentados diversos cases de empresas presentes ao evento, com tudo o que há de mais recente em técnicas e produtos. Paralelamente, ocorreram simpósios sobre maquiagem, podologia, estética e gestão de negócios. Para os diretores do evento, o Brasil já ocupa o terceiro lugar do ranking mundial de consumo de produtos de beleza, ficando atrás, apenas, dos Estados Unidos e do Japão.

Eventos esportivos mundiais, como a Copa do Mundo e Olimpíadas, ajudam a abrir novos espaços de trabalho, em função do aumento populacional nestes períodos específicos. Internamente, no Brasil, sabe-se que 78% de nossa população  feminina gastam mais de 10% de seus salários com produtos e serviços tangenciados à beleza.

Classe C é responsável por 42,6% dos gastos com estética e beleza

No amplo salão da Feira foi possível ver e sentir o aroma de perfumes, maquiagens, hidratantes e cosméticos, onde o público de todas as classes sociais buscava um dedo de prosa com os promotores espalhados por dezenas de estandes. Ficamos sabendo que a classe C é responsável por 42,6% dos gastos nesse segmento, sendo que a Região Sudeste concentra 50% do consumo no Brasil.

Galeria de Fotos da Matéria