Unigranrio promove debate sobre racismo na mídia

Cursos de Publicidade e jornalismo da Unigranrio  promovem o evento sobre racismo “#Black Talk – pensando Racismo na Mídia”, dia 26 deste mês, das 9h às 19h, na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, no Cinema 2, segundo andar do Shopping Unigranrio. Ainda hoje, estatísticas revelam que negros ainda enfrentam mais barreiras no acesso a bons empregos, salários dignos  e cargos de chefia. A professora Ana Condeixa, coordenadora desses cursos da Unigranrio, acredita que é importante que a comunidade acadêmica ouça, reflita, dialogue e também tenha condições de colaborar nos textos de jornais e peças publicitárias, sobre esse tema. Inscrições para o Black Talk: https://goo.gl/forms/MQhRfHGxQjJkkLjC2

Ana Condeixa afirma que “o momento é fundamental para a busca de caminhos rumo a construção de consciência crítica na formação de alunos universitários”.

Veja quais os palestrantes confirmados

Judson Nascimento é doutor em Engenharia de Produção, com ênfase em inovação social (COPPE/UFRJ, pesquisador do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS), além de consultor de comunicação e marketing da Incubadora Afro Brasileira.

Carolina Rocha é escritora, mestre em História (UFF) e doutoranda em Sociologia (IESP/UERJ). Ela é pesquisadora da Coordenadoria Experiências Religiosas Africanas e Afro-brasileiras, Racismo e Intolerância Religiosa. Entre seus trabalhos, Carolina desenvolve oficinas em escolas públicas sobre racismo e temas correlatos. Recentemente, ela publicou poesias e contos no livro “Lâmina”.

Tássia Di Carvalho, que abordará o tema “Do propósito ao negócio: o case da Agência Is”, é jornalista e publicitária com mais de 10 anos de atuação nas áreas de terceiro setor, cultura e educação. Ela trabalhou em organizações como Petrobras, Jornal ODIA, BrasilFoundation.

Valmir Moratelli Cassaro, mestrando de jornalismo (PUC-RJ), é editor de conteúdo do Gshow, portal da TV Globo. Ele, que foi editor na sucursal carioca do portal iG, pesquisa novas formas de linguagens audiovisuais, tabus, telenovelas e ficção seriada em geral. Valmir é autor do livro “Diálogos para santos cegos – contos na era fake news”.

Roda de Conversa

Roda de Conversa 1: 14h – “A importância da presença negra no jornalismo e na publicidade”, com participação de Seimor Souza

Roda de Conversa 2: 15h – “Como negros, periféricos e moradores de favela gostariam de se ver páginas de jornais e  nas campanhas publicitárias?”, com Rayane Soares.

Roda de Conversa 3: 19h – “O racismo no mercado de trabalho”, com a professora Rosane de Souza Ferreira.

Roda de Conversa 4: 19h – “Como o samba e o Carnaval vem enfrentando o racismo”, com  participação de  Nilcemar Nogueira.