Unigranrio promove live sobre impactos da COVID-19 e do isolamento social no Brasil

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br

Nesta terça-feira (18h), a Unigranrio, por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio (PPGA), anuncia sua primeira live sobre pesquisa “Impactos da COVID-19 e do isolamento social na vida cotidiana”, coordenada pelas professoras doutoras Rejane Prevot Nascimento, Denise Barros e Júlia de Carvalho. A apresentação envolverá os resultados preliminares da recente análise elaborada e executada por essas pesquisadoras do PPGA. Os estudos científicos mostram como a atual pandemia está impactando em aspectos gerais da vida da população brasileira. Cerca de 1.600 voluntários colaboraram nessa pesquisa universitária. Para participar, basta acessar hubs.ly/HOqrz4hO.

A vida pulsa pelos quatro cantos das moradias brasileiras, mas ainda falta compreensão e entendimento sobre os perigos de quem insiste em buscar as ruas

As pesquisadoras Júlia Carvalho e Denise Franca Barros  vão abordar sobre a percepção do isolamento social durante esta pandemia, com ênfase no perfil socioeconômico e fatores relacionados ao isolamento, como convívio social, escolaridade, renda, sexo, estado civil, idade e renda familiar. Segundo a cientista Júlia Carvalho, “o momento ainda é muito crítico, porque distanciamento social ainda é ignorado na maioria dos estados brasileiros, com lojas abertas, pessoas aglomeradas em diversos locais públicos”. O governo aperta o cerco com suspensão de aulas nas redes pública e privada de ensino, banhos de mar, festas, jogos de futebol e demais eventos esportivos, sessões de cinema e teatro, entre outros. A equipe do PPGA da Unigranrio também analisa como as pessoas estão se adaptando a esse período, como atuam aqueles que trabalham em home office, e perspectivas frente aos desafios que ainda temos pela frente.

Como está a vida das pessoas nesse momento de isolamento social?

A pesquisa do PPGA mostrará diferenças significativas nesta live, em abordagem feita com moradores em diversos pontos desse país. “Seguimos os padrões metodológicos previstos na ciência. O questionário continua aberto, porque queremos saber como tudo evolui neste período de pandemia. Essa pesquisa não tem qualquer cunho epidemiológico, e não temos interesse de analisar impactos como número de mortos, infectados, entre outros. Não incluímos especialistas nas áreas de saúde pública, ou da economia”, complementa a doutora Júlia Carvalho.

Saiba mais sobre as pesquisadoras Júlia Carvalho, Rejane Prevot e Denise Barros

Júlia de Carvalho, pesquisadora do PPGA, é doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, na linha de Gestão de Operações e Competitividade. Ela possui mais de 10 anos de experiência com  Estatística e Dat Analytics, aplicada à gestão estratégica e da qualidade. Júlia de Carvalho, que pertence ao programa de pós-graduação strictu  sensu em Administração da Unigranrio, possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais sobre qualidade, estratégia e supply chain, sempre com uso de métodos de análise quantitativa avançado.

Rejane Prevot é doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ, professora e cientista social. Atualmente, ela trabalha como professora da Unigranrio, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio (PPGA) e seus cursos de Mestrado e Doutorado em Administração. Rejane, que é professora do Departamento de Ciências Sociais da UFRJ, tem experiência de pesquisa e docência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade, trabalho e relações de trabalho, estudos de gênero, controle e dominação no trabalho e estudos críticos.

Denise Franca Barros, doutora em Administração de Empresas pela EBAPE/FGV, é especialista em Marketing pelo Instituto COPPEAD/UFRJE. Ela é professora-adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio (PPGA) e autora de disciplinas do FGV On-Line, consultora nas áreas de Comunicação, Pesquisa e Marketing, com experiência profissional nas áreas de marketing e promoção de empresas de diferentes setores. Denise é membro do Conselho editorial do periódico Cadernos de Gestão e Empreendedorismo.

Comentários