Unigranrio realiza seminário de iniciação científica ‘Ciência e inserção social em tempos de pandemia’

Assessor de imprensa da Unigranrio: Alberto Corona, Telefone: (21) 99308-5807, Email: imprensa@unigranrio.com.br

A ciência tem papel fundamental, sempre. No dia 21 deste mês, das 9h às 16h30, a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio (Propep) promove o 14º Seminário de Iniciação Científica e Tecnologia (Sinctec), que neste ano evidenciará o tema “A Unigranrio em tempos de pandemia:  a ciência e a inserção social”. Toda a programação será on-line e tem por objetivo apresentar e debater as pesquisas produzidas por estudantes de iniciação científica dessa universidade. O evento, que tem amplo apoio do CNPq, também contará com a participação de professores e alunos de pós-graduação da Unigranrio e de outras instituições. Os apresentadores concorrerão a premiações e receberão certificados pela participação. 

O Sinctec tem amplo apoio do CNPq, Santander, Faperj e Funadesp.  Todo evento será transmitido pelo canal exclusivo da Unigranrio, no YouTube. Acesse o link para participar:  https://us.bbcollab.com/guest/ea74c7b679eb4e6a9696df6924cf11b6

O mundo já atingiu um milhão de mortes por COVID-19. Neste momento, o Brasil é o terceiro país que acumulou mais mortes, ficando atrás dos EUA e da Índia.

Nas 13 edições anteriores do Sinctec, a Unigranrio registrou mais de 1.500 estudos científicos.

Nara Pires, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio,  enfatiza que mais de 1.500 estudos científicos foram apresentados nas 13 edições anteriores do Sinctec. “Podemos afirmar que iniciação e pesquisa estão no DNA da Unigranrio. Lembro-me que entre 2017 e 2019, a publicação de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, por parte de nossos professores, produziram 33.500 pontos, conforme avaliação e critérios estabelecidos pela Capes”.

O Sinctec reúne pesquisadores docentes, estudantes, gestores e líderes de empresas empreendedoras

O Sinctec objetiva a divulgação de conhecimento e a troca de experiências entre comunidade acadêmica e profissional, com forte contribuição à sociedade, com projetos inovadores, com desenvolvimento social, econômico e ambiental. Os alunos inscritos no 14º Sinctec apresentarão as suas pesquisas de forma remota, sob coordenação de professores da Unigranrio e avaliação de pesquisadores que compõem o comitê externo.

Pesquisa alcança todos os níveis de ensino

O Sinctec segue as normas estabelecidas pelo CNPq para avaliação dos Programas Institucionais de Iniciação Científica para graduação (PIBIC), para ensino médio (PIBIC-EM) e Programa de Bolsas para Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT).

Programação

21 de outubro de 2020

9h – 9h30 – Abertura contará com presença de:

Reitor da Unigranrio, Arody Herdy;

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (Propep), Nara Pires;

Pró-Reitora de Graduação (Prograd), Lívia Lacerda. 

9h30 – 10h30 – Palestra Magna

“O papel da universidade em tempos de pandemia: atividades de pesquisa, ensino e extensão”, por Wanderley de Souza;

10h30 – 10h55 – “Os impactos da pandemia sobre as mulheres: existe um novo normal?”, por Denise Franca Barros (PPGA);

10h55 – 11h-20 – “Covid-19: eficiência dos EPIs na proteção dos profissionais da saúde”, por Sara Gemini (PPGBiotrans e PPGO);

11h20 – 11h45 – “Entre pandemônios e pandemias: as vidas desperdiçadas das periferias”, por Idemburgo Frazão Félix (PPGHCA); 

13h30 – 16h30 – Apresentações Orais.

13h30 – 15h – Apresentação dos Pôsteres (área da Saúde).

A premiação dos melhores trabalhos do Sinctec 2019 será apresentada durante o evento.

Comentários