ODONTOCLINEX | Unversidade Unigranrio

A Área de Concentração e as Linhas de Pesquisa do ODONTOCLINEX

Área de Concentração:

Odontologia Clínica e Experimental

Na única Área de Concentração – que se projeta no próprio nome do curso – convergem e se integram saberes e atividades de formação, flexíveis e altamente personalizados, de doutores capazes de transitar pelas avenidas da Odontologia contemporânea. As linhas de pesquisa, articuladas entre si e com um conjunto diversificado de disciplinas, incluem projetos que começando com as repercussões estomatognáticas dos processos sistêmicos de desvio do estado de saúde, abordam aspectos celulares e moleculares da inflamação, da dor e da degeneração maligna, avançando pelo novo campo diagnóstico aberto pela metabolômica da saliva em saúde oral. Estes aspectos, nas suas dimensões práticas e teóricas, se projetam ainda na investigação e desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas como as oferecidas pelos instrumentos e materiais de diferentes origens e natureza a partir do conhecimento de suas interações mecânicas e biológicas com o dente, o osso e os tecidos moles. A pesquisa e a prática clínica odontológica integradas bidirecionalmente encontram assim abrigo na Área de Concentração inseridas em projetos de pesquisa capazes de abordar a história familiar e fatores de risco, fatores ambientais, composição da microbiota oral e predisposição genética para a identificação de biomarcadores, no caminho do desenvolvimento de uma Odontologia Translacional baseada em evidências e com sólida base científica.

 

Linhas de Pesquisa:

1. Tecnologias e Materiais Empregados na Odontologia


Esta Linha de Pesquisa agrega projetos destinados a estudar as características biológicas (biocompatibilidade e bioatividade), as propriedades físico-químicas (mecânicas, estruturais, microestruturais e de superfície) dos materiais de aplicação odontológica. A Linha inclui projetos de investigação das características estruturais dos tecidos dentais e o comportamento biomecânico dos mesmos frente aos materiais e técnicas empregados durante os procedimentos clínicos. São utilizados métodos de simulação e análise por elementos finitos em modelos matemáticos, métodos de imagem, incluindo microtomografia, análises bioquímicas, ensaios mecânicos, técnicas de extensiometria e fotoelasticidade em modelos experimentais e estudos clínicos.

2. Fisiopatologia Oral


A Linha de Pesquisa em Fisiopatologia Oral agrega projetos que estudam as repercussões fisiopatológicas na cavidade oral frente aos principais patógenos, incluindo as interações microbianas. A Linha inclui projetos sobre os aspectos epidemiológicos do câncer e das doenças mais prevalentes da cavidade oral, por meio da identificação de marcadores moleculares (genes e microRNAs) que se encontram diferencialmente expressos nas mais diversas doenças que incidem na cavidade oral. Nesses projetos, pacientes portadores de doenças orais (doença periodontal, inflamações pulpares, periodontites, lesões neoplásicas e não-neoplásicas de mucosa oral) serão examinados por meio de metodologias que vão da cultura celular, passando pela investigação microbiológica de patógenos e culminando em análises moleculares como PCR convencional, qPCR (PCR quantitativa), análises de metilação do DNA e sequenciamento genômico. Investiga-se também a correlação destes biomarcadores alterados nas doenças orais com os dados clínicos dos pacientes. Pretende-se compreender por meio dessa investigação genética e epigenética a etiopatogênese destas lesões, para determinação do diagnóstico precoce e do prognóstico.



Faça o Download:

Edital Ficha de Inscrição Inscrição online

Páginas

O que é o ODONTOCLINEX Áreas de Concentração e as Linhas de Pesquisa Grade Curricular Quem são os Professores Projetos de Pesquisa e Pesquisadores Associados

Download

Edital Ficha de Inscrição Inscrição online Mestrado Profissional em Odontologia

Dados da Coordenação:

Edson Jorge Lima Moreira
Coordenador Geral do Mestrado Profissional em Odontologia e Doutorado em Odontologia Clínica e Experimental - Odontoclinex