Todas as justificativas serão aceitas?

Para a justificativa ser aceita, deve-se estar dentro dos critérios exigidos. São eles: Apresentar documentos que comprovem o impedimento de comparecimento – Laudo Médico, Boletim de Ocorrência, Comprovante de Óbito Familiar, entre outros que certifiquem a real impossibilidade da presença.

Atualizado em: 22/09/2015

Tags: Enade; Justificativa.

 

O que fazer para justificar a falta?

É preciso solicitar no Portal a dispensa por falta ao Enade.

Acesse Portal > Uni Atendimento > Escola > Solicitação de Justificativa de Falta à Prova do Enade. Após isso, entregar o requerimento na Secretaria da Escola juntamente com o documento que comprove o motivo da falta.

Importante:

Em caso de falta por motivos de saúde, se faz necessário a apresentação do Laudo Médico para fins de comprovação.

 

Atualizado em: 30/11/2015

Tags: Enade; Falta.

O que acontece no caso de não comparecimento no dia do exame?

De acordo com a Portaria 40/2007 At 33§ 4º, o estudante que não tenha participado do Enade por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a Instituição, terá no histórico escolar a menção “Estudante dispensado de realização do Enade por razão de ordem pessoal”.

Atualizado em: 22/09/2015

Tags: Enade.

 

O resultado do exame é visualizado por qualquer pessoa?

Não, o resultado da prova é de total sigilo, sendo o acesso somente feito pelo aluno.

Atualizado em: 22/09/2015

Tags: Enade; Resultado.

 

A realização da prova é obrigatória?

Segundo o MEC, a realização da prova é condição para obtenção de diploma da Graduação ou Graduação Tecnológica. E o bom desempenho no exame valoriza o diploma no mercado.

Atualizado em: 22/09/2015

Tags: Enade; Prova.

 

Como saber se está classificado como concluinte?

São considerados concluintes alunos dos cursos de Graduação que tenham cumprido 80% dos créditos, e os alunos dos cursos de Graduação Tecnológica que tenham cumprido 75% dos créditos.

Atualizado em: 22/09/2015

Tags: classificação; Enade.

 

O ENADE é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE.

 

Atualizado em: 30/10/2015

Tag: Enade.

 

Qual é o objetivo do Enade?

De acordo com a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, Art. 33-D, tem o objetivo de examinar o desempenho dos estudantes do ensino superior em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso e as habilidades e competências em sua formação.

Atualizado em: 22/09/2015

Tag: Enade.

O que é Enade?

O Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é uma prova aplicada a cada três anos, por curso, pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Uma seleção de alunos ingressantes e concluintes são inscritos, sendo obrigatório realizar a prova somente para os concluintes.

Atualizado em: 22/09/2015

Tags: Avaliação; Avaliação do Enade ; Avaliação do MEC; Avaliação do meu curso; Enade; Nota; Nota do Enade; prova do ENADE; Questionário do Estudante.

Onde retirar a 2ª via da carteirinha estudantil?

Depois de confeccionadas, as carteirinhas são entregues nas Secretarias das Escolas ou Unidades para que o aluno possa retirar no prazo de 15 dias após o pagamento da taxa da solicitação.

 

Atualizado em: 27/10/2015

Tags: 2ª via; carteirinha.